teste.fw

Enem: concluintes do ensino médio de escolas públicas têm gratuidade automática da taxa de inscrição

Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública que queiram se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 não precisarão pagar a taxa de R$ 82 para fazer a prova. O sistema dará a isenção automaticamente, mesmo que o candidato tenha se esquecido de solicitá-la antes.

O Ministério da Educação (MEC) abriu essa exceção apenas para esse grupo. Os demais alunos que também teriam direito à isenção (bolsistas da rede privada e participantes de programas sociais, por exemplo) só deixarão de pagar a taxa se tiverem feito a solicitação de isenção até o dia 15 de abril. O resultado dos pedidos foi divulgado em 23 de abril.

É importante lembrar que todos os candidatos, inclusive os isentos, precisam se inscrever no Enem até o dia 18 de maio.

Pagamento da taxa

No caso dos estudantes que terão de pagaros R$ 82 para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como se inscrever

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos. Confira aqui o passo a passo.

Além desses dados, os estudantes têm de afirmar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes). Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.

Via: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *