destaque.fw

Fortaleza da Barra terá novo sistema de iluminação

Um dos principais monumentos históricos do País, que concorre ao título de patrimônio mundial da Unesco, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande receberá um novo sistema de iluminação.

O Forte, que abriga o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, passará por um processo de modernização das instalações elétricas e luminotécnicas graças a uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá e o Instituto Neoenergia – braço de atuação social do Grupo Neoenergia, empresa que consolida as operações da Iberdrola no Brasil.

O projeto luminotécnico, além de valorizar a importância histórica do monumento, substituirá todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo sistema, mais eficiente. A conclusão da obra está prevista para o início de 2019.

Para o secretário de Cultura de Guarujá, a revitalização do monumento é fundamental. “Vai ao encontro de nossa meta em valorizar os monumentos históricos, acolhendo melhor nossos visitantes”.

A diretora de Gestão de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Mônica Daige, é a idealizadora da parceria. “É a conquista de um trabalho que teve início em janeiro do ano passado, e que representa um grande passo para a recuperação da Fortaleza”.

História

Monumento histórico-militar construído há 434 anos, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi erguida para defender a então Vila de Santos de ataques de corsários e piratas.

O forte foi desativado em 1905, após 312 anos de atividade na defesa de Santos. Desocupado totalmente na década de 1970, passou por um longo período de abandono, sendo restaurado em 1992. Em 1993, passou a ser administrado pela Universidade Católica de Santos.

Entretanto, desde agosto de 2012 está sob responsabilidade da Prefeitura de Guarujá. O local abriga hoje o Museu Histórico da Fortaleza da Barra Grande.

Unesco

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande integra a lista de monumentos que formam o bem seriado Conjunto de Fortificações Brasileiras, candidato a Patrimônio Mundial da Unesco. A lista de fortificações brasileiras é formada por 19 construções localizadas em diferentes locais do Brasil, como Rondônia, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros. Aqui em São Paulo, além da Fortaleza da Barra, está o Forte São João, em Bertioga. Todas elas são construções datadas do século XIV a XIX.

Instituto

A iluminação da Fortaleza da Barra Grande representa o compromisso do Instituto Neoenergia com os valores históricos, artísticos e culturais brasileiros, em consonância com a atuação desenvolvida mundialmente pela Fundación Iberdrola.

No Brasil, a instituição tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que o Grupo Neoenergia atua por meio dos seus negócios em geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia, onde detém áreas de concessão na Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern), além de cidades em São Paulo e Mato Grosso do Sul, por meio da Elektro.

Via: Prefeitura Municipal de Guarujá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *