destaque.fw

Navio de pesquisa oceanográfica da realeza britânica faz escala no Porto de Santos

O navio de pesquisas Discovery, da realeza britânica, faz escala no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, esta semana. A embarcação recebe suprimentos e equipamentos para uma expedição pela costa brasileira para verificar a existência de minérios submarinos.

O Discovery tem 100 metros de comprimento, pesa mais de 6 mil toneladas, e transporta pelo menos 50 tripulantes, entre marinheiros e pesquisadores britânicos. O navio iniciou a expedição em Santos para receber cinco contêineres procedentes da Inglaterra.

Segundo informações do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido, os trabalhos pela costa brasileira visam identificar “a abundância e o teor de depósitos submarinos de ferro-manganês”. Trata-se um elemento utilizado na fabricação de aços especiais.

Navio da realeza britânica participa de expedição pela costa brasileira — Foto: Luiz Henrique/Arquivo Pessoal
Navio da realeza britânica participa de expedição pela costa brasileira — Foto: Luiz Henrique/Arquivo Pessoal

Na escala no cais do Ecoporto, na Margem Direita do porto, ele recebeu modernos submarinos não tripulados. O alvo dos pesquisadores é uma região chamada Rio Grande Rise, quereúne montanhas submarinas na divisa entre as bacias de Santos e de Pelotas.

Ainda conforme informações oficiais, a expedição do Discovery tem previsão de ocorrer por 20 dias ininterruptos a partir da próxima sexta-feira (19). Os trabalhos são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O Discovery é considerado uma plataforma de última geração e teve as operações iniciadas em 2013, após investimento de 75 milhões de libras. O navio é equipado com laboratórios, equipamentos e sistemas capazes de oferecerem resultados imediatos.

Via: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *