destaque.fw

Santos ganha três vagões históricos que ficarão expostos a partir de dezembro

Em Santos, no litoral de São Paulo, três vagões históricos, um deles que chegou a transportar ex-presidentes da República, se tornarão a nova atração do Centro Histórico já na temporada de verão. A intenção da Secretaria de Turismo da cidade é realizar visitas monitoradas. Os vagões serão doados para a prefeitura sem qualquer custo.

Os vagões pertenciam à ferrovia São Paulo Railway e estão sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), guardados em um armazém na Lapa, na Capital. Serão doados a Santos e ficarão expostos, a partir de dezembro, no armazém 12A (garagem dos bondes), ao lado da Estação do Valongo.

De 1909, o mais luxuoso é chamado de vagão Presidencial porque era usado para viagens inaugurais e com autoridades, tanto que transportou ex-mandatários do País como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís. Possui 16 poltronas estofadas e banheiro.

O carro Administrativo, de 1913, era utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários. Possui uma cauda panorâmica (de vidro) e capacidade para 23 pessoas.

Já o vagão Buffet Pullman (1922) foi usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a Capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.

Via: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *